A Pastoral

A Pastoral no Brasil

Relatar a fundação da Pastoral dos Surdos é uma tarefa imensa, pois foram muitos esforços: instituições e congregações religiosas, padres, bispos, religiosas, leigos que contribuíram conforme o momento histórico e as possibilidades do momento.

Contudo podemos destacar duas personalidades marcantes nas origens da pastoral: Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, 1º sacerdote surdo brasileiro, de Juiz de Fora (MG) e padre Eugenio Oates, (ouvinte) sacerdote redentorista, nascido nos Estados Unidos. 

Desde a década de 40 a pastoral buscou espaço na Igreja. Ambos os padres foram os grandes discípulos missionários através das visitas às escolas, associações e igrejas onde existiam surdos. 

Mais tarde, padre Volmir Francisco Guiso, deficiente auditivo de Porto Alegre se junta a eles para colaborar no anúncio do Evangelho. Hoje mais dois sacerdotes, Hélio de Jesus, deficiente auditivo de São Luís (MA) e Wilson Czaia, surdo de Curitiba (PR) são testemunhas vivas de que a surdez não é obstáculo para viver o sacerdócio e dedicar-se integralmente aos surdos, mas sinal de superação dos desafios e pôr em prática os talentos, como dons de Deus. 

Atualmente a Pastoral dos Surdos está presente na maioria dos Regionais e através de um trabalho silencioso e eficaz. Os surdos têm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje. Fonte: effata.org.br

A história da Pastoral dos Surdos de Minas Gerais foi nascendo, portanto, juntamente com essa expressão da Pastoral no Brasil: Monsenhor Vicente Burnier. A partir daí, esforços em diversas cidades mineiras e capixabas passaram a delinear o que hoje, pela divisão da CNBB, chamamos de Regional Leste 2.

Pastorais dos Surdos da Regional Leste 2

A coordenação regional da Pastoral dos Surdos realiza seminários (ou encontros) de dois em dois anos para discutir ações, proporcionar momentos de partilhas, orações, oficinas e também para eleger uma nova coordenação. Mas infelizmente, durante alguns anos, esses momentos não aconteceram dentre as Pastorais da Regional Leste 2 (Minas e Espírito Santo).

Contudo, em consonância com a Pastoral Nacional, esse evento tão importante foi retomado no ano de 2012 na cidade de Belo Horizonte com o nome: "I Seminário Católico de Inclusão Surda da Regional Leste 2". O quadro a seguir mostra a relação de ano, cidade e sobre os coordenadores da Pastoral e de intérpretes eleitos nos seminários:






ANO

CIDADE
COORDENADOR(ES) DA PASTORAL ELEITO(S)
COORDENADOR (ES) DE INTERPRETE ELEITO(S)

2010

Ademar Junior e Maria Regina (Vice)


2012

Belo Horizonte
Ademar Junior
Marcelo Santana

2014

Três Corações
Ademar Junior
Brunna Aguiar (Vice)
Felipe Coura
Marcelo Santana (Vice)

2016


Divinópolis
Brunna Aguiar
Felipe Ferreira
Mayke Oliveira
Rafael Santos

     Marcelo Santana

2018

Juiz de Fora
Brunna Aguiar
Felipe Ferreira
Mayke Oliveira
Estéfane Brunes

Marcelo Santana
Éricka Macedo

CONTATOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário