23 de out. de 2014

Festa de Nossa Senhora do Silêncio - Pará de Minas/MG


A Pastoral dos Surdos de Pará de Minas – Diocese de Divinópolis – MG comemorou no dia 06 de Setembro de 2014 o dia de Nossa Senhora do Silêncio na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Pastoral dos Surdos marca sua história no mundo e na Igreja. Como uma fotografia, que é formada por milhares de pontos pigmentados, seguramente afirmamos que essa nossa Pastoral compõe as perspectivas sólidas da Igreja, na sua organização e acolhimento dos múltiplos desafios.
Sendo assim, a Pastoral dos Surdos tem como padroeira Nossa Senhora do Silêncio, Mãe dos surdos, que tem especial devoção para os surdos de todo mundo e especialmente para os Missionários Gualandianos. A Pintura de Nossa Senhora do Silêncio chegou na Pequena Missão (Casa dos Missionários Gualandianos - Itália) no dia 10 de setembro de 1850. Após fazer algumas experiências na educação e catequese de um surdo em Bolonha-Itália, Pe. José Gualandi (funadador da Pequena Missão para os Surdos) sentiu a necessidade de conviver com os surdos para educa-los com maior êxito. Luiggi Negrini e José Morselli formaram com Pe. José Gualandi a primeira comunidade com Surdos. Numa pequena casa com apenas três cômodos, iniciou-se a Pequena Missão para Surdos.

Concluindo que a maior pobreza da pessoa surda era o não conhecimento das riquezas da Salvação, procurou de todas as formas formá-los na fé, especialmente na celebração da Santa Missa, na catequese e na celebração dos Sacramentos.

Desta forma, hoje em Pará de Minas a nossa Pastoral que está sob a proteção de Nossa Senhora do Silêncio, carinhosamente chamada como Mãe dos Surdos, celebrou o dia de Nossa Senhora do Silêncio, possibilitando aos surdos integrantes dessa pastoral, um verdadeiro dia de formação, louvor e vivência do Evangelho.

Portanto, o dia 06 de setembro foi um grande dia de oração para os surdos de nossa cidade onde puderam experimentar a alegria do evangelho conjuntamente com uma sólida e real formação em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Comunidade Nossa Senhora do Silêncio - Pará de Minas - MG
Pastoral dos Surdos - Diocese de Divinópolis - MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário